Quem me visita

sábado, 23 de fevereiro de 2013

C o r t i n a s


            C O R T I N A S    PARA    SALA
A cortina é o toque final de decoração da sua sala de estar. Portanto escolha-a com carinho e observando alguma dicas básicas.
Ela veste a casa, e é essencial na decoração.

*Quais os tipos de cortinas que existem?

Existem sete tipos de cortinas.É só escolher qual o mais adequado para sua sala.

1- Cortina tradicional: é a mais comum.
 Pode ser feita com uma grande variedade de materiais, desde o tradicional voal, até camurça, combinando assim com quase todos os estilos de decoração.  São presas a varões ou trilhos suíços e podem ter acessórios como braçadeiras, xales e pingentes.

2- Persiana: são assim chamadas aquelas formadas por lâminas presas por um cordão, que giram vertical ou horizontalmente. As mais comuns são de alumínio e madeira.

3-Silhouette: são exatamente o mesmo que as persianas, mas confeccionadas com tecidos. Elas combinam a praticidade das persianas coma elegância dos mais variados tecidos

4-Cortina Romana: também chamada de persiana romana, é vertical e estruturada com varetas, que permitem que se feche em camadas

5-Rolô: É o modelo mais usado para escurecimento total do ambiente, com tecido blecaute. Quando enrolado, pode ficar oculto na sanca ou atrás do varão de uma cortina. 

6- Cortina Celular: é confeccionada com tecido-papel em forma de colmeias. Abre e fecha verticalmente, formando uma espécie de sanfona. Pode ser feia com blecaute, possibilitando redução na entrada de luz e isolamento acústico.

7-Cortina em painel: painéis de lona ou sarja compõem essa cortina que se abre horizontalmente, presa a um trilho. É usada em ambientes em que há um espaço ao lado da porta ou janela que vai cobrir, pois se ficar somente sobre a janela, metade dela sempre estará fechada.

* E o tecido? Qual escolher?
Na hora de escolher o tecido, bom é escolher os  mais leves e transparentes como voil, organza, seda, renda de algodão ou sintética.

Se no entanto na sala entra muita luz e quiser tornar o ambiente mais escuro para assistir Tv por exemplo,então podes optar por tecidos mais grossos como: lona, brim,seda rústica ou linho puro.

E se preferir uma cortina mais fina em ambiente muito iluminado, é só colocar blecaute/contra-luz para  evitar os raios luminosos.

* Qual a cor ideal para se usar na cortina?

Há que se ter muito cuidado com as cores fortes, estampados, etc
No caso de estampados, prefira os mais discretos, não esquecendo que há a decoração da sala e pode o visual ficar muito carregado, além de destoar dos móveis.
**Sem erro o melhor é escolher tons neutros como branco, bege e areia.

* Qual o comprimento ideal das cortinas?
O tamanho mais elegante para uma cortina é o que vai do teto ao piso, deixando a barra pelo menos a 1 cm acima do piso para não prejudicar o ambiente visualmente e acumular sujeiras.


*Como calcular o tecido?
 É preciso medir a largura da janela e acrescentar de 20 a 40 cm ( para a sobra de tecido nas laterais da esquadria). Medir a altura da cortina ( dependendo do modelo a altura é próprio   pé direito, se for de varão medir a altura do varão até o piso), é preciso acrescentar 60 cm para a barra e o cabeçote.
Multiplique a largura por 2 ou 3 dependendo do volume que vc quer dar na sua cortina. Depois é só multiplicar esse resultado pela medida da altura p/ descobrir a medida final de tecido que deverá ser comprado!


* Quais os acessórios decorativos usados para as cortinas?

Para que a cortina fique ainda mais interessante é possível encontrar acessórios incríveis que deixam a cortina com um visual magnífico.
Há uma variedade de prendedores,abraçadeiras, puxadores,ponteiras,pingentes, argolas , ganchos, gravatas, pitons,terminais decorativos...



Ponteiras decorativas






Abraçadeira com flores de tecido


                                             
                                                                   Abraçadeira com contas


LINKS PARA COMPRAR ACESSÓRIOS
acessórios para cortinas
modelos de acessórios decorativos
abraçadeiras
ponteiras decorativas
ponteira decorativa 2
PONTEIRA DECORATIVA

* Quais os tipos de acabamentos mais usados?
Os modelos mais usados são esses aqui:



        
      
-------> MAIS DICAS AQUI:Mais dicas de cortinas aqui






80 MODELOS DE CORTINAS












































































MODELO 28


 MODELO 29
MODELO 30

 MODELO 31
 MODELO 32
 MODELO 33
 MODELO 34
 MODELO 35
 MODELO 36
 MODELO 37
 MODELO 38
 MODELO 39
 MODELO 40
 MODELO 41
 MODELO 42
 MODELO 43
 MODELO 44
 MODELO 45
 MODELO 46
 MODELO 47
 MODELO 48 e 49
 MODELO 50
 MODELO 51
 MODELO 52 e 53
 MODELO 54 e 55
 MODELO 56
 MODELO 57 e 58
 MODELO 59
 MODELO 60
 MODELO 61
 MODELO 62
 MODELO 63 e 64
 MODELO 65
 MODELO 66 e 67
 MODELO 68 e 69
 MODELO 70 e 71
 MODELO 71 e 72
 MODELO 73
 MODELO 74
 MODELO 75 e 76
 MODELO 77, 78 e 79
MODELO 80



Mais cortinas...















Como fazer uma cortina em casa

O primeiro passo é a escolha dos tecidos, que devem ser sempre tecidos leves para cortina e encorpados para o bandô (aquela sainha que fica sobre a cortina).

Entenda como tecido leve: voile, algodão (tipo tricoline), linho, gase, etc.Entenda como tecido encorpado: linho rústico, lonita, brim, gorgorão, etc.

O segundo passo, como irá pendurá-la, com trilho ou varão. 



O terceiro passo, definir que tamanho vai ser a sua cortina para depois calcular a quantidade de tecido. 

Vou explicar como determinar o comprimento e a largura, supondo que ela é do tipo que vai até o chão.Definindo o comprimento:Primeiro meça o pé direito (altura do teto ao chão) da parede da janela onde será colcada a cortina. Comece 10 cm abaixo do teto. Vamos supor que o pé direito tem 2,60 m. A cortina, portanto, deve medir 2,50 m de comprimento.

Definindo a largura:Meça a largura da janela e acrescente 15 cm de cada lado (para não entrar luz pelas laterais). Se considerarmos uma janela de 1,20 m, a cortna irá ficar com 1,50 m de largura (esse também vai ser o tamnho do varão ou trilho).

Quantidade de tecido:

A cortina deve então medir 2,50 x 1,50 m. E os tecidos têm, em geral, 1,50 m de largura.



Vamos fazer o cálculo:

- Multiplique a largura por 3 para dar o franzido. Então: 1,50 x 3 = 4,50 m. 

- Divida 4,50 por 1,50 m (largura do tecido) para determinar quantas alturas vão ser necessárias: 4,50 ÷ 1,50 = 3.

- Agora precisamos calcular a altura: iremos acrescentar 30 cm (para as bainhas) ao comprimento da cortina, 2,50 m + 30 cm = 2,80 m. 

- Vamos precisar, então, de 3 alturas de 2,80 m. Entenda: 3 x 2,80 m = 8,40 m.



Como confeccionar:

-Divida o tecido em 3 partes e corte uma ao meio. Emende-as em cada uma das outras partes para fazer as duas bandas.

- Faça as bainhas laterais medindo 5 cm, superior 10 cm e inferior 20 cm.

- Enfie o varão na bainha superior e instale-a.



PARA CALCULAR QUANTO VAI GASTAR DE TECIDO

Para fazer uma cortina com pregas ou franzida com bom volume, em tecidos com 1,20 a 1,50 m de largura, siga os seguintes passos :
  1. Meça a largura da janela e acrescente de 15 a 20 cm para cada lado.
  2. Tecido encorpados tipo linho, jacquard, algodão, xantung, tafetá, multiplique o resultado obtido por 2 Ex: janela com 1.60 cm de largura = 1.60+20+20= 2.00 x 2 = 4.00 m. Para cálculo em tecidos finos tipo voal, organza, etc. multipilique por 3, para obter mais volume (1.60+20+20=2,00 x3=6,00m).
  3. Defina  o comprimento da cortina e acrescente entre 10 a 15 cm para a barra e mais 15 a 20 cm para a parte superior (a parte onde será inserida a entretela ou franzidor ou somente a barra para franzir direto no varão). Essa medida vai depender do modelo de acabamento da cortina: alças presas no varão, franzida com pregas, franzida com franzidor, entretela para ilhoses, etc...por isso defina o modelo que irá fazer antes de comprar o tecido. Lembre-se que a cortina deve ser instalada pelo menos  de 25 a 30 cm acima da janela, seja o modelo comprido ou curto. Ex: altura da cortina longa = 2.20m+10cm+15cm=2.45m (para janela com 1,20m de altura+30cm acima da janela+comprimento junto ao rodapé)
  4. Para obter o total de tecido que será necessário comprar  multiplique a altura  pela largura total. Ex: 2,45m de altura x 6,00m de largura =14,70m (sugiro sempre arredondar a metragem, no exemplo dado para 15 m ou até mesmo 16 m, pois geralmente o tecido é cortado torto na loja e, quando vamos acertar em casa, pode dar diferença. Assim uma margem de segurança é sempre necessária).
  5. Em tecidos com 2,80 a 3m de largura, reduza a metragem pela metade. Ex: 16m de tecido com 1,40m de largura reduzo para 8m em tecidos com 3m de largura.
  6. Para forros costurados junto à cortina a metragem é a mesma. Se o forro for separado, preso em outro trilho ou varão, multiplique a largura da cortina por 1,5 mantendo as medidas da altura, para tecidos mais encorpados ou
  7.  multiplique por 2 quando usar tecidos mais finos. O mesmo serve para o black out (forro corta luz) que pode até ser um pouco mais curto do que o forro da cortina (cerca de 5 a 10 cm).Ex: 1,60+20+20=2,00 x 1.5 = 3,00 m x 6.00m = 9,00m
Para confeccionar uma cortina longa para uma janela com 1,60m de largura x 1,20m de altura você precisará comprar 16m de tecido principal  e 9m de tecido para o forro. O tecido exemplificado é encorpado com 1,40m de largura). Esse cálculo serve para a maioria dos modelos básicos de cortinas.                                                                                                                                    


Esquema de medidas





     Não esquecer que as cortinas têm que estar em perfeita harmonia com os móveis, almofadas,quadros e toda a decoração!